Equipamentos básicos que compõem um sistema fotovoltaico de geração de energia elétrica

A importância da energia solar em nossa vida

A preocupação com o esgotamento de recursos e a demanda crescente de consumo de energia elétrica fazem da energia solar um investimento em avanço progressivo que mais cresce no mundo. Seu impacto no meio ambiente é zero e seu uso na sua residência vai lhe proporcionar um dos maiores investimentos para sua família reduzindo o custo mensal da energia elétrica fornecida em seu imóvel.


Sistema fotovoltaico on grid

O Sistema fotovoltaico on grid é conectado à rede da concessionaria que fornece energia elétrica a sua residência, nos dias de alta radiação solar o sistema a geração excedente do consumo é enviada para a rede da concessionaria de energia, gerando créditos na sua conta e quando a noite seu sistema fica inoperante sendo que seu consumo será pela rede da concessionaria.

No Brasil a Aneel é a Agencia regulamentadora de energia elétrica, que por decreto regulamentou a instalação de geração de energia solar (RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 687, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2015).


Sistema fotovoltaico off grid

O Sistema fotovoltaico off grid tem a capacidade de gerar sua própria energia elétrica armazenando em bancos de baterias. Estes sistemas são utilizados nos locais onde não há disponibilidade de energia de uma concessionaria elétrica.


Painéis fotovoltaicos

Os painéis solares ou fotovoltaicos são responsáveis pela geração da energia elétrica por meio dos raios solares sobre eles. Sua função básica consiste em gerar energia em corrente continua suprindo todo consumo de uma residência ou empresa pois, graças ao caráter modular e escalável das placas fotovoltaicas, elas podem (e são) dimensionados conforme a necessidade de cada cliente.


Inversores 

Que transformam a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) e ajustam a voltagem de acordo com a necessidade. Inversores de sistemas conectados à rede elétrica também possuem a função de sincronizar o sistema com a rede.

Inversor solar grid-tie ou on-grid

Este é o equipamento mais utilizado no mundo. Grid-tie, em português, significa “conectado à rede”. O aparelho grid-tie é aquele inversor usado para conectar um sistema fotovoltaico sem baterias na rede da sua residência ou empresa. Estes inversores são projetados para desligar rapidamente da rede elétrica, caso a rede da concessionaria venha sofrer um dano.


Inversor solar off-grid

Off-grid, em português, quer dizer “fora da rede” ou “desconectado da rede”. Esses equipamentos foram produzidos para sistemas fotovoltaicos que funcionam independentemente da rede elétrica. Por exemplo: postes de iluminação solar, sistemas de rádio transmissão, telefones de emergência em rodovias, residências que não tenham a disponibilidade de rede elétrica, entre outros. Isto é: são usados em sistemas que usam baterias e normalmente em regiões isoladas.


Inversor híbrido

Este equipamento, como o nome já diz, é uma mistura de sistema conectado à rede com um sistema desconectado da rede. Enquanto há energia disponível na rede, o sistema permanece conectado na rede e ao mesmo tempo carrega um banco de baterias. Quando há uma falta de energia na rede, o sistema se desconecta e trabalha com as baterias. Mantendo toda ou apenas parte das cargas do imóvel abastecidas por baterias por um tempo determinado.


Inversor Solar string

É um dos tipos de inversor mais utilizados no mercado de energia solar. String, em português, significa linha/corda, ou seja, neste tipo de inversor são conectados uma linha de módulos fotovoltaicos que se comportam como um único grande painel. Alguns inversores permitem conectar apenas uma única linha e outros permitem que duas ou mais linhas independentes sejam conectadas num mesmo inversor.


Micro-inversor solar

Equipamento desenvolvido para operar com uma única placa solar ou um par delas. O micro-inversor converte a energia de corrente contínua de cada painel para corrente alternada. Normalmente este equipamento é fixado atrás de cada painel. Uma das vantagens do micro-inversor é a possibilidade de operar de forma independente cada painel. Isto possibilita a aplicação dos painéis em telhados com diversas inclinações e/ou pontos de sombreamentos críticos.


Inversor solar central

São desenvolvidos para uso em construções de grande porte – como edifícios, instalações sistemas fotovoltaicos industriais e usinas solares. Trata-se, basicamente, de um grande inversor string.

Esperamos conhecendo os equipamentos fique mais fácil para você decidir pela utilização desse sistema de geração de energia.